Como escolher um seguro para condomínio?

Como escolher um seguro para condomínio?

A contratação de um seguro é obrigatória por lei. Ela é de extrema importância para manter a segurança de um condomínio.

Segundo o artigo 1.346, exposto no Código Civil, – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002: “É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.”

Para a contratação, é sempre bom ficar atento com as especificações de cada seguradora, ou seja, verificar o que a mesma cobre.

O seguro para condomínios é oferecido de duas maneiras: cobertura básica simples e básica ampla, cada modalidade tem a sua diferença. As seguradoras ainda oferecem coberturas especiais, conhecida como acessórias.

Cobertura básica simples: é acionada em casos de incêndio e queda de raios.

Cobertura básica ampla: é incorporada em casos de qualquer evento que cause problemas materiais ao imóvel assegurado.

Cobertura acessória: é usado quando existe a necessidade de proteção para equipamentos instalados ou alocados na área comum.

Mas como escolher o melhor seguro?

A decisão para a escolha do melhor seguro para o seu condomínio requer cuidados especiais. O síndico pode marcar uma assembleia com os condôminos e decidir o melhor tipo de seguro para atendê-los. É importante pensar quais os problemas encontrados no condomínio e se com o seguro a situação poderá ser resolvida, para que não seja gasto com algo que não precise.

Por isso, é essencial saber os riscos que o edifício apresenta, entrar em um consenso e avaliar, até mesmo com a ajuda de um corretor especializado, a melhor seguradora que vai suprir as necessidades do local.

Vale lembrar: sempre faça pesquisa de preços de mercado. Devem ser avaliados os diferenciais de cada empresa, assim como seus benefícios extras e condições gerais.

Fonte: Condo Vox

Banner Ebook Novo Código Civil e o Condomínio

Deixe seu comentário

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*