11 mandamentos de um síndico de primeira viagem

11 mandamentos de um síndico de primeira viagem

Ser síndico não é uma tarefa fácil! Já existem até os síndicos profissionais. Imagina então se você é síndico pela primeira vez.

É um trabalho que requer muita responsabilidade. A função de administrar um condomínio é muito exigente e, no começo, o novo profissional pode se sentir perdido, pois não vai saber onde colocar e arquivar os papéis e o que fazer se for necessária alguma manutenção, entre outros quesitos.

Antes de começar um trabalho é essencial que o verifique. Deve-se fazer um check-up para conhecer a situação atual do condomínio e, claro, saber o que terá que enfrentar pela frente: processos judiciais, inadimplentes e problemas estruturais.

Ter uma conversa com o zelador é muito importante, já que o mesmo pode tirar as devidas dúvidas e te acompanhar no processo de adequação.

O síndico também é responsável por tornar válida a lei para os condôminos, logo, o profissional deve observar se os mesmos estão cumprindo com os seus deveres.

Veja abaixo os 11 mandamentos de um síndico e descubra como melhor administrar o seu condomínio:

11 mandamentos de um síndico

1

O novo síndico deve estudar e conhecer as leis trabalhistas e as leis referentes a condomínios, para assim saber os seus direitos e deveres.

2

Deve-se verificar o estado em que o condomínio foi entregue pela antiga administração, tanto na parte estrutural, fiscal ou trabalhista.

3

Conferir se já foi feita a vistoria técnica.

4

Elaborar e aprovar em assembleia com os moradores um planejamento orçamentário anual detalhado.

5

Rever e, se for o caso, renegociar contratos com fornecedores.

6

Fazer pesquisas de preço na hora de comprar itens básicos para o condomínio.

7

Conversar e buscar criar facilidades para que moradores inadimplentes quitem as suas dívidas com o condomínio.

8

Fiscalizar a folha de ponto e planejar as férias dos funcionários. O ideal é que haja uma reserva financeira para contratar um temporário e, assim, cobrir aquele que esteja ausente.

9

Comunicar as suas ações aos moradores e sempre se manter aberto às sugestões.

10

Caso o condomínio tenha uma administradora, sempre consultar o gerente ou assessor antes de tomar qualquer decisão importante.

11

Tenha um importante parceiro na contabilidade para o condomínio. Esse é um ponto primordial para quem não quer esquentar a cabeça com problemas com a Receita Federal. A consultoria é importante principalmente após o Novo Código Civil.

Adaptação da Revista Síndico

Banner Ebook Novo Código Civil e o Condomínio

Deixe seu comentário

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*